Descrição
Montagem de Teto falso e divisórias
Placa de gesso, gesso laminado, gesso cartonado ou ainda drywall (em português: “parede seca”) é um painel constituído por Sulfato de cálcio hidratado (gesso), com ou sem aditivos, e geralmente pressionado contra um revestimento de cartão.
TIPOS DE PLACAS
PLACA A (STANDARD). Este tipo de placa é indicada para um vasto conjunto de obras secas em espaços interiores, tais como divisórias interiores, revestimento interior de paredes exteriores, tetos-falsos, sancas de iluminação e outros elementos de decoração.
PLACA H (HIDRÓFUGA)
Este tipo de placa é tratada com um agente hidrófugo para diminuir a absorção de água, sendo adequada para zonas de humidade controlada tais como cozinhas e casas de banho.
VANTAGENS
– Peso reduzido, o elevado desempenho acústico e o isolamento térmico por si só já garantem uma elevada vantagem do sistema;
– Facilidade de moldagem;
– Boa aparência: o gesso depois de endurecido apresenta superfície lisa e branca;
– Execução Rápida.
VIDA ÚTIL
Placa de Gesso é uma solução prática para quem deseja customizar seu imóvel. Ele reúne um conjunto de características que o fazem a escolha ideal para se aplicar em sua reforma.
Apesar de serem menos resistentes que uma parede de alvenaria, a vantagem se encontra em sua fácil adaptação ao local de instalação e o reduzido peso das chapas, contribuindo para o design de interiores com benefícios também para o isolamento acústico e térmico, além da facilidade de comportar instalações elétricas e hidráulicas.
Os fabricantes das chapas de gesso, garantem cinco anos contra defeitos. Mas com os cuidados certos, a correta instalação e manutenção, sua vida útil se estenderá por muitos anos.
ESTRUTURA METÁLICA
Tipos de perfis metálicos
Perfil teto – Trata-se de perfis verticais em “C”, utilizados na construção de tetos contínuos, com um afastamento entre si dependente do tipo de solução a construir.
Perfil Ómega – Trata-se de perfis verticais em forma de Ω (ómega), utilizados no revestimento interior de paredes ou em tetos contínuos, os quais são fixados diretamente ao suporte e permitem o aparafusamento de placas de gesso na outra face.
Perfil Raia – Trata-se de perfis horizontais em “U”, utilizados na construção de paredes divisórias e em alguns sistemas de revestimentos, para assegurar a ligação das respetivas extremidades superior e inferior ao suporte.
Perfil Montante – Trata-se de perfis verticais em “C”, utilizados na construção de paredes divisórias e em alguns sistemas de revestimentos, os quais são aplicados entre os perfis raia, com um afastamento entre si dependente do tipo de solução a construir, aos quais são aparafusadas as placas de gesso.
Cantoneira – Trata-se de perfis em “L”, utilizados como perfis perimetrais na construção de tetos contínuos.
ACESSÓRIOS
Trata-se de peças complementares utilizadas na montagem dos diferentes sistemas construtivos em placas de gesso.
PARAFUSOS
De uma forma geral, podem ser agrupados em dois tipos, “Placa-Metal” (tipo PM) e “Metal-Metal” (tipo MM), consoante o material do componente.
Os parafusos tipo PM são autorroscantes e destinam-se à união das placas de gesso aos perfis metálicos, pelo que nunca deverão ser utilizados na ligação entre perfis.
Os parafusos tipo MM podem ser autoperfurantes ou autorroscantes e destinam-se à união de perfis metálicos. Este tipo de ligação pode, em alternativa, estabelecer-se por cravamento (através de alicate próprio), desde que seja garantida a mesma resistência da ligação por aparafusamento.
MONTAGEM
Os tetos contínuos suspensos são montados na estrutura fixa ao elemento de suporte através de acessórios metálicos denominados por suspensões. A estrutura é realizada através de perfis de teto ou perfis montante.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.