Pintar a casa: conservação, saúde & bem estar.

Porquê pintar a casa?

Pintar a casa é sinónimo de cuidado, conservação, beleza e bem-estar.  Ao contrário do que muita gente pensa, pintar a casa é muito mais do que uma mera atitude decorativa. A principal finalidade da tinta é proteger a superfície pintada.

Conservação e Saúde

A alvenaria, por exemplo, quando exposta sofre com intempéries (sol e chuva), a humidade provoca infiltrações e a proliferação de mofos e bactérias que podem colocar em risco a saúde e o bem-estar da sua família. A tinta ainda protege a madeira de apodrecimento e as partes metálicas de corrosão aumentando a durabilidade e retardando o envelhecimento do seu imóvel.

Renovar a pintura periodicamente também é importante para uma boa manutenção das superfícies e esse tempo pode variar de acordo com alguns factores, tais como, poluição, humidade do ar, e a necessidade de renovação e decoração do ambiente. Alguns especialistas aconselham a repintar em até 3 anos internamente e no máximo 5 anos externamente.

 

  • Tipos de tinta

Para paredes de alvenaria: Os principais tipos são as tintas acrílicas, tintas PVA, tintas vinil-acrílicas e texturas. O tipo de acabamento é variado a escolha do utilizador (fosco, acetinado e brilhante).

As tintas para ambientes externos devem ter maior capacidade de resistência. Muita gente ainda acredita que as tintas acrílicas são indicadas para uso externo enquanto as PVA estão restritas aos ambientes internos. Essa informação nem sempre é verdadeira, pois existem tintas acrílicas indicadas apenas para uso interior, assim como tintas PVA que podem ser aplicadas em fachadas sem nenhum problema.

Para as madeiras (portas, janelas etc.): É sempre recomendado o uso de vernizes, esmaltes ou tintas a óleo, que evitam rachaduras e trincas e as protegem de envelhecimento precoce, desbotamento e deterioração, repelindo a água e combatendo a formação de fungos, além de manter o ambiente agradável.

Para metais: Os produtos indicados são os esmaltes e a tinta a óleo, tanto para o interior quanto para o exterior dos imóveis.

Tintas epóxi: São uma boa opção para a utilização em pisos, especialmente em locais de grande circulação, têm excelente resistência à abrasão, aderência, dureza, resistência a água. São indicadas para áreas internas, pois a ação dos raios solares é danosa a essas tintas.

Massa corrida (massa niveladora) é usada para corrigir imperfeições rasas no reboco.

 

Beleza e Bem-Estar

 

 

 


Deixe um comentário