Bomba de água com energia solar – Curso da Lorentz

Actualmente, a utilização de bomba de água com energia solar para os sistemas de abastecimento de água, torna-se uma solução que garante sustentabilidade devido ao seu baixo custo de exploração.

O curso de capacitação partner academy da Lorentz trata-se de um evento de actualização de conhecimento. A lorentz é uma desenvolvedora de soluções de bomba de água com energia solar de origem Alemã. Agora tem representação em Moçambique pela Soelec. Saiba mais clicando nos links acima…

O curso contou com a participação de instituições e técnicos ligados a sistema solares para o abastecimento de água, sendo uma delas a Josanethi, uma empresa de construção civil e de prestação de serviços. O evento envolveu uma sessão pública interactiva (Open day), que decorreu no dia 28 de Outubro de 2019. O curso de capacitação partner academy decorreu nos dias 30, 31 e 1 de Novembro de 2019, nas instalações do ISUTC (Instituto Superior de Transportes e Comunicações) com o orador Sebastian Sennewald.

Principais Módulos do curso

  • Fundamentos de bombas
  • Fundamentos de energia solar
  • Assistência e resolução de problemas
  • Planejamento de sistemas de bombas
  • Instalação de bombas solares

O curso envolveu todas as principais áreas envolvidas, electricidade, hidráulica, manutenção e planejamento.

Bomba de água com energia solar

Sistemas solares: os sistemas solares aqui referidos correspondem às formações concebidas para aproveitar ou gerar energia a partir da actividade solar. Assim, os sistemas solares funcionam com base no aproveitamento térmico (temperatura) e fotovoltáico (aproveitamento da luz solar), onde à energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo Sol, é transformada em energia eléctrica e térmica de utilidade no funcionamento de processos do sector de abastecimento de água.

Este sistema, é pleno em meios onde a actividade solar é ou está intensa e pode prevalecer nesta situação. Havendo disposição de repositórios e dispositivos de acúmulo e regulação da carga em função da necessidade da rede de abastecimento de água em referência.

Assim, esta relação permite referir que os sistemas solares vão deixando de ser uma fonte alternativa. Contudo, passam de forma mais regular, a dar funcionamento aos processos de abastecimento de água e melhorando o quadro de aproveitamento de recursos.

Principais soluções

dispensador de água Lorentz Partner academy
Dispensador de água, em substituição aos fontanários, reduz as perdas, garante uma distribuição equitativa e a sustentabilidade do sistema. É uma “ATM de água” onde cada utilizador possui um tag com os créditos de consumo.
bomba de agua com energia solar Lorentz Partner academy

Deixe um comentário