fbpx

Cores de capacetes na construção e sua aplicação.

Significado das cores de capacetes nas obras de construção.

O que é Capacete e para que serve?

Você já deve ter percebido ao entrar numa obra, todo mundo usando capacete. O capacete é um equipamento de proteção individual (EPI), de uso obrigatório particularmente nos edifícios em construção, onde há maquinas em funcionamento, no transporte de material pesado, trabalhos em altura que pode acontecer queda de material sobre os trabalhadores. Isso mesmo, obrigatório!

O seu uso faz parte de um conjunto de medidas Higiene e Segurança no Trabalho (HST), que visam proteger dos riscos, quando estes não puderem ser evitados, garantindo a integridade física do utilizador. Ele protege contra impactos a cabeça, o crânio, o pescoço e contra choques elétricos.

 

Necessidades da obra

Em obras de media a grande dimensão, torna-se mais notável a necessidade de identificação dos trabalhadores que circulam no seu interior, sendo assim, é importante estabelecer normas para organizar o fluxo, e uma das formas é a atribuição de cores de capacete segundo cargo, função ou especialidade. Imagine uma obra com 100 trabalhadores, com o uso diferenciado de cores, o supervisor perderá menos tempo tentando localizar o responsável em cada setor.

 

Cores de capacetes nas obras

Existem alguns padrões definidos para as cores de capacete, mas nada oficial, o que acontece é que cada empresa no âmbito de sua gestão interna, pode tomar as escolhas convenientes para as cores de capacetes na obra.

Tomando exemplo, as cores e a hierarquização definida pela Josanethi Construções, temos:

Capacete Cinza Escuro capacete cinza escuro

Engenheiro, Arquiteto, Técnico, Encarregado de Obra, em resumo, o pessoal que responde pela parte técnica da obra.

Capacete Branco capacete branco

Visitante, Estagiário, Administrativos, em resumo, pessoal ligado a obra, mas fora da área de produção e da área técnica.

Capacete Azul e/ou Verde capacete azul  capacete verde

Chefes de equipa de trabalho:

Pedreiro, Canalizador; (preferencialmente Azul a estes)

Ferreiro, Serralheiro; (preferencialmente Verde).

 

Capacete Vermelho capacete vermelho

Operário de especialidades específicas (Pintura, teto falso, pavimento flutuante, etc.)

Capacete Laranja capacete laranja

Electricista

Capacete Amarelo capacete amarelo

Servente/Auxiliar de obra, pessoal que apoia os chefes de equipa de trabalho.

Nota: Estas cores são referências usadas na Josanethi Construções, podendo haver diferentes atribuições de cores, consoante a empresa.

 

Dicas no uso de capacete:

– Mantenha a aba frontal virada sempre pra frente para garantir proteção ao rosto;

– Não usar com goro ou boné por dentro, pois diminui a eficiência de proteção.

 

Conclusão

O capacete é um EPI muito importante no estaleiro de obras, que de forma alguma deve ser esquecido. Os supervisores ou técnicos de HST, devem atentamente alertar ou notificar os trabalhadores que não têm a sua devida proteção.

E agora você sabe que para além de proteção, podem ser usados para identificação com base nas cores de capacetes, não sendo um padrão definido. Mantenha sua obra segura e organizada.

Se você quer acompanhar o dia-a-dia das nossas obras, siga-nos nas redes sociais e acompanhe as técnicas usadas na construção, e aconselhamentos que podem servir para sua obra ou casa. 


Deixe um comentário