Factores que encarecem o custo de construção

Já tem um terreno e quer começar a tirar a sua casa do papel? O custo de construção não é pequeno, por isso, é importante ter cuidado e ficar atento a cada detalhe. Afinal, quando falamos em obras, é possível dizer que qualquer deslize pode custar caro.

Dessa forma, é importante que você conheça fatores que encarecem a construção para que consiga evitá-los. Veja dicas e construa uma casa econômica e funcional!

Neste artigo consideramos que você ja tenha conhecimento da necessidade de um projecto ou já tenha um, e percebe o quão desastroso é iniciar uma obra sem o mesmo.

Condições do Projecto

Considerando 2 projecto com as mesmas condições de habitação, é importante ter atenção a alguns aspectos que podem tornar encarecer a obra.

Terreno com declives alto (inclinação), proximidade de nível freático, solos de baixa consistência.

Por sua vez a arquitectura e design, quanto mais detalhes decorativos nas fachadas podem afectar a concepção estrutural e o acrescimo de custos em revestimentos.

E não para por ai, a definição da funcionalidade conceito arquitetônico e materiais é fundamental caso a economia de recursos financeiros seja um objetivo.

Por exemplo: Numa casa econômica, sempre que possível, área de serviço, cozinha e banheiro são alocados próximos uns dos outros para reduzir a quantidade de tubulações hidráulicas.

A solução da concepção estrutural , pode ser condicionadas pelos 2 factores acima referidos, o que deve ser optimizado de forma a garantir economia e segurança.

Economia de recursos financeiros surgem, também, do adequado planejamento de elementos estruturais. Fundações, vigas e pilares sobredimensionados contribuem para a elevação de custos e para a utilização desnecessária de materiais. Esses factos justificam a execução do projecto por profissionais realmente capacitados.

Como é esperado, com a vasta gama de possibilidades na escolha de acabamentos, existem dos mais baratos aos mais caros na escolha decorativa.

Mas todos estes aspectos, já são considerados no escopo e definição do projecto, pelo que são custos previstos para a obra. Se você ja iniciou a sua obra e não sabia disso, saiba que esta é a razão de muitos projectos falhados.

Então, o que mais pode acontecer?

Influência da má gestão no custo de construção

Muitos se empolgam tanto com o início da obra, que se esquecem de algum muito importante: o planejamento. Quando você planeja cada passo, pode comprar todo o material de uma só vez. Dessa forma, consegue um desconto e, consequentemente, gasta menos.

Contudo, quando não planeja, cada hora vai até a loja comprar um item. Dessa forma, paga sempre mais caro e nem sabe exatamente quanto está gastando. Isso sem contar que você pagará a diária do pedreiro e, se ele chegar para trabalhar e não tiver o material, perderá o dia. Dessa forma, irá gastar com uma mão de obra que não poderá atuar, aumentando os custos de construção.

Por isso, se a ideia for ter uma casa económica, comece fazendo um bom planejamento. Tenha uma lista de tudo o que precisa para que a casa fique pronta, faça um cronograma de trabalho e não se esqueça de seguir tudo o que for programado.

Não comparar valores

Um erro frequente e que encarece a obra é não fazer uma boa pesquisa de preços. Antes de comprar o material, visite várias lojas, faça um orçamento, negocie os preços e veja se há um desconto para pagamento à vista, se for o caso.

Aproveite para ver se há taxa de entrega e se é possível parcelar. Faça uma boa pesquisa para optar por um material de qualidade, mas que tenha um custo menor.

Contratar qualquer mão de obra

Outro erro frequente é na hora de contratar o trabalhador. Sabe aquela história de que o barato sai caro? Pois é, na hora de construir isso pode ser verdade.

O problema é que, muitas vezes, a pessoa faz um orçamento e contrata um profissional sem referência, só porque ele cobrou menos. Contudo, nem sempre ele é qualificado para o serviço. Isso, além de colocar em risco toda a obra, pode fazer com que você gaste mais. Afinal, se o trabalhador não é qualificado, as chances de ele gastar mais material do que o necessário ou até perder material durante a construção, são grandes, e, pior que isso, são os retrabalhos.

Por isso, se quer evitar desperdício de dinheiro e baratear o custo da sua obra, contrate profissionais qualificados para a sua construção. E também imagine, se você constrói uma casa que em menos de 2 anos carece de sérias intervenções de manutencão, qual é realmente o custo dessa casa?

Temos como fazer a casa dos sonhos, com segurança e custo baixo. Quer uma casa económica? Fale com um consultor!